Grupo Imbuaça de Teatro

Turnê Nordeste de "A Grande Serpente"

O Grupo Imbuaça se prepara para a primeira turnê exclusiva de “A Grande Serpente”, concebida dentro do “Projeto Nor-Destinos”, que conquistou o edital “Prêmio Myriam Muniz/2013”, da Funarte.

serpente - santinha



As cidades escolhidas para as apresentações foram: Natal-RN, cidade de Racine Santos (autor do texto) e do também potiguar João Marcelino (diretor do espetáculo); João Pessoa e Campina Grande-PB; Recife e Caruaru-PE; e por fim Maceió-AL. 

Para o ator Lindolfo Amaral (intérprete da personagem Arão) “o desejo do Imbuaça sempre foi o de circular pela região Nordeste, uma vez que a sua pesquisa de linguagem está intimamente vinculada à Cultura Popular. A escolha das cidades levou em consideração as ações culturais que são desenvolvidas nelas. Campina Grande, por exemplo, tem um importante festival de teatro que sempre foi referência para o país”, conclui Amaral.

Questionado sobre como foi a transposição de “assistente de direção/produtor” para “ator” no espetáculo, Lindolfo deixa claro que há uma grande diferença, pois na nova função existe uma tensão, o que seria natural, haja vista pela grande responsabilidade que se reveste o trabalho.

serpente - arão

Ao substituir o ator Luciano Lima, Amaral espera atingir as expectativas dos companheiros de cena e do público, afinal, todos já estavam acostumados com a brilhante atuação do seu antecessor e agora terão um ator fazendo a mesma personagem com outro olhar.

Outra novidade nesta turnê é a atriz Rita Maia incorporando a personagem Joana, a louca, antes interpretada magistralmente pela atriz Isabel Santos. Segundo Maia o “processo foi tranquilo coletivamente, mas individualmente havia um turbilhão dentro de mim, pois tive pouco tempo para conhecer e me adaptar à realidade dessa mulher que apesar de forte  não suportou o infortúnio que assolou sua família. Penso q ainda estou desvendando seus mistérios, sentindo a sua dor, aprendendo sua respiração. A grande batalha é apresentar uma loucura interna...” completa a atriz, que também anseia pela turnê e acredita que este é o grande momento de “A Grande Serpente”, já que foi um dos espetáculos menos apresentados do repertório da trupe.

serpente - mulheres

O elenco também contará com a presença da jovem e bela atriz Lidhiane Lima, além dos veteranos Iradilson Bispo, Manoel Cerqueira, Rosi Moura, Talita Calixto, Késsia Mécya e Carlos Wilker.

Em “A Grande Serpente”, a história acontece em uma pequena cidade isolada pela quentura da caatinga, governada por um líder ganancioso e habitada por um povo humilde e cheio de superstições. O texto, segundo Racine, tem características do surrealismo, às vezes, do teatro absurdo e do realismo fantástico, já que no ambiente retratado a vida só é possível por causa de um poço, um generoso veio de água que garante a subsistência dos moradores daquele local. A encenação, em forma circular, aproxima o publico, esquentando ainda mais a estética do espetáculo.

serpente - capangas
Programação da Turnê:

- Natal/RN
Dias 09 e 10/03
Horário: 20h
Local: Barracão dos Clowns de Shakespeare


- João Pessoa/PB
Dias 12 e 13/03
Horário: 20h
Local: Teatro do Piollin

- Campina Grande/PB
Dia 15/03
Horário: 20h
Local: Teatro do SESC Centro

- Recife/PE
Dias 19 e 20/03
Horário: 20h
Local: Hermilo Borba Filho

- Caruaru/PE
Dia 23/03
Horário: 20h
Local: Teatro Rui Limeira Rosal

- Maceió/AL
Dia 25/03
Horário: 20h
Local: Teatro Deodoro

FICHA TÉCNICA


Direção:
João Marcelino

Assistência de direção: Lindolfo Amaral
Elenco: Lindolfo Amaral, Iradilson Bispo, Manoel Cerqueira, Rita Maia, Rosi Moura, Késsia Mecya, Carlos Wilker, Lidhiane Lima e Talita Calixto.
Trilha Sonora: Eduardo Pinheiro e João Marcelino
Projeto de Iluminação: Denys Leão
Cenário, maquiagem e figurino: João Marcelino
Execução de cenário: Empresa Os Rodrigues LTDA.
Máscaras: Iradilson Bispo
Preparação Vocal: Pablo Macedo
Operação de Som: Rogers Nascimento
Projeto Gráfico: Raphael Borges
Coordenação de produção: Lindolfo Amaral 
Produção: Grupo Imbuaça

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Enviado por Tópico
Rua Muribeca 04 | Bairro Santo Antonio | Aracaju | Sergipe | CEP 49060-470 | Tel. +55 79 3215.3064 | e-mail: grupoimbuaca@gmail.com
CNPJ 13 161 351/0001-26